Governo Eletronico no Brazil - Reforçando Instituições Dominantes ou Reduzindo a Cidadania?

Apesar da popularidade e o grande volume de pesquisas sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação (TICs) na sociedade da informação, especialmente em termos de governo eletrônico e democracia eletrônica, pouca pesquisa tem sido realizada para responder questões relacionadas com o efeito destas tecnologias sobre a cidadania, a qual está em risco.
Comenta-se que a pesquisa em ciência política na democracia moderna limitou o conceito de cidadania ao ato de votar, tornando a democracia em algo a ser experimentado apenas durante uma eleição e não entre as eleições. Precisamos de uma compreensão clara das oportunidades trazidas pelas novas tecnologias e os perigos e riscos com relação a realização da cidadania e dos direitos civis.
Se é verdade que as TICs fizeram pouco para mudar nossa democracia e não garantem a realização dos direitos dos cidadãos, pesquisas devem ser desenvolvidas para analisar a relação entre as TICs e cidadania. Considerando que este tipo de pesquisa é quase inexistente, até mesmo nos países desenvolvidos, este trabalho tenta verificar se os projetos de governo eletrônico no Brasil são desenhados de tal forma que refletem nossa melhor compreensão de liberdade, justiça social, apontando as fontes de desigualdades, alienação e injustiça.
Assim sendo, neste capítulo de livro publicado pela IGI Global, a questão da cidadania no Brasil é questionada em relação às tecnologias de informação, considerando o grande volume de recursos públicos alocados pelo governo federal e pelos governos municipais e estaduais nesta área. Argumenta-se que as TICs no Brasil tem reforçado as instituições, com o apoio das grandes corporações, mas, estranhamente, estão reduzindo a cidadania.
Source Title: Politics, Democracy and E-Government: Participation and Service Delivery Author(s)/Editor(s): Christopher G. Reddick (University of Texas at San Antonio, USA )Copyright: 2010DOI: 10.4018/978-1-61520-933-0.ch021 ISBN13: 9781615209330 EISBN13: 9781615209347

Comentários