Elon Musk e Extrema Direita Antecipam a Propaganda Eleitoral

 

Fonte: Medium                                                                                                                                              

Quando comentamos sobre o uso da Inteligência Artificial nas eleições brasileiras e o possível surgimento do Apocalipse, tudo foi antecipado com rumores de golpes da extrema direita ou iniciativas que antecipam a propaganda eleitoral, com a entrada do multibilionário Elon Musk na política brasileira, querendo impor seu conceito de liberdade de expressão.

Se o Brasil já era o país adequado para Elon Musk vomitar suas façanhas, tornou-se mais ainda depois que ele as detonou, dando uma demonstração de que a extrema direita brasileira fortalece o colonialismo e todas as práticas perversas e vergonhosas de entreguismo, sem falar no bolsonarismo antidemocrático apoiado por Musk.

No momento em que mais de 200 organizações da sociedade civil, pesquisadores e jornalistas, fazendo a interseção de tecnologia e política, escreveram uma carta com pedido urgente às Big Techs para que elas intensifiquem esforços de integridade de plataformas para proteger a democracia em 2024, Elon Musk destila sua ira e violência contra o Brasil.

Esta solicitação foi feita por conta de que, em pelo menos em 60 países, eleições estão sendo realizadas e por conta das evidências de retrocesso democrático e crescente autoritarismo no mundo inteiro, incluindo o Brasil.

Portanto, cartas foram enviadas para os CEOs da Meta (Facebook), Reddit, Google, X e mais outros 8 executivos, pedindo que adotem políticas mais agressivas que possam conter a onda de propaganda política perigosa.

Durante meses, alguns defensores estão alertando que o aumento de áudios e vídeos gerados pela IA já está criando confusões nas eleições pelo mundo afora. Políticos, por exemplo, vem desmentindo peças de evidências, potencialmente condenáveis, a exemplo de encontro de amantes em hotéis ou registros deles, para criticar seus opositores, como fakes gerados pela IA. Para alguns, os riscos da IA pode levar a ofensas do mundo real em democracias politicamente mais voláteis.  

Empresas como a Meta, Google e Midjourney insistem que estão trabalhando em sistemas que identificam o conteúdo gerado pela IA com a prova d’água, mas para alguns especialistas é improvável que estas empresas capture os conteúdos gerados pela IA, que se proliferam nas redes ou adeque os algoritmos que levam algumas matérias se tornarem virais.   

Acontece que o X de Elon Musk reverteu algumas das regras contra a desinformação, permitindo que a direita extremista retornasse a plataforma. No Brasil, alguns políticos da extrema direita tiveram suas contas canceladas por ordem judicial.

Isto aconteceu durante a gestão do Ministro Alexandre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como a publicação da Resolução 23.732, há pouco tempo, tornando os provedores responsáveis pelo conteúdo publicado nas plataformas.

Com isto, as big techs e o X respondem pelo conteúdo dos usuários. Enfurecido com as iniciativas do Ministro Alexandre de Moraes, a resposta de Elon Musk foi entrar na política brasileira para iniciar campanha eleitoral em favor da extrema direita e o bolsonarismo, que abraçam Elon Musk como o “mito da liberdade”.

Porém, na decisão do Ministro Alexandre de Moraes foi confirmado que nas atitudes de Elon Musk foi registrado indícios de obstrução de Justiça e incitação ao crime, num momento em que o magnata usa “as redes sociais para espalhar desinformação e desestabilizar instituições do Estado Democrático de Direito.

Isto aconteceu num momento em que outros eventos da extrema direita se registravam no Brasil, incluindo o julgamento da prisão do Deputado Chiquinho Brazão, na Câmara dos Deputados, acusado pelo crime da morte da vereadora Marielle Franco.

Destes eventos, o empresário Elon Musk parece ter influenciado a votação do projeto das fake News, quando foi mudado o relator. Não se sabe se esta mudança de relator é para melhorar o projeto ou adequá-lo aos interesses comerciais de Musk.

Quanto à prisão do Deputado Chiquinho Brazão, a direita democrática do Brasil, deputados do Centro e da Esquerda mantiveram a prisão do Deputado nesta votação, dando uma esperança à sociedade brasileira que clama por justiça social. Mesmo assim, segundo comentários da imprensa, “quase metade da Câmara abraçou o crime organizado”.

Este retrato é muito triste e lamentável, quando se sabe que o Brasil é um dos países mais violentos do mundo. O eleitorado brasileiro tem que mudar este quadro, elegendo parlamentares que demonstrem lutar pela justiça social e não favorecer o crime organizado.

Chega de violência e ideias extremistas! O gesto abominável de um bilionário, impondo seu conceito deturpado de liberdade de expressão, já inaceitável em vários países e visando interesses comerciais, é nojento.

Em nome da soberania nacional, só o povo nas ruas pode agradecer a coragem do Ministro Alexandre de Moraes dando um não aos crimes das milícias digitais nas Big Techs.

Comentários