Poder da Música e dos Artistas no Bloqueio do Mundo em Chamas
Fonte: Centre for Climate Safety
O poder da
música e dos artistas vem atuando nos últimos meses na luta contra a catástrofe
ambiental, com cantores, músicos e compositores alinhados com expressões como ‘mundo
em chamas’, ‘era da ebulição global’ e assim por diante.
Nos últimos
dias, vimos que vários órgãos responsáveis por estudos climáticos registraram
o mês de julho como o mais quente da história. Acabamos de ver o inferno que
varreu o oeste de Maui na semana passada, onde casas foram reduzidas a
escombros em Lahaina, capital do reino havaiano, com o número de mortos estimado
acima de 100 e equipes de busca ainda visitando casa em casa, em busca de
restos humanos.
Mais do que
nunca, o poder dos artistas e da música deve ser usado para aumentar a
conscientização e a preocupação com a devastação do mundo, para que possamos
responder à pergunta: quando o fogo vai parar? Infelizmente, a resposta a esta
pergunta requer muitas reflexões em termos de interesses econômicos,
comportamento humano e ideologia política.
Quando
vemos países como Arábia Saudita, Canadá e tantos outros com as maiores
reservas de combustíveis fósseis do mundo e Estados Unidos, China e Índia com
as maiores reservas de carvão, podemos perceber que parar o mundo em chamas não
é uma questão de fácil resposta.
Menciona-se
que a transição dos combustíveis fósseis para as energias limpas
está acontecendo rapidamente, mas sabemos que esta mudança não vai acontecer tão
rapidamente depois de alguns limites, agora que os países desenvolvidos mais
poluentes estão utilizando mais de 60% de combustível fóssil em suas
atividades. Em um país como os Estados Unidos, a ideologia política pode
reverter tudo facilmente, ou seja, da energia limpa de volta ao combustível
fóssil.
Parece que
o discurso de desenvolvimento sustentável em mais de 20 anos não passou de blá,
blá, blá e negócios como sempre, como mencionou a jovem ativista climática
Greta Thunberg na Cúpula da COP26, vista como um festival de greenwashing . Da
forma como os incêndios se intensificaram nos últimos anos, a COP26 foi uma
demonstração clara de que os interesses econômicos estão acima dos interesses
da humanidade.
Nesse
sentido, o desafio exige muita reflexão profunda, em um mundo onde a relação
entre produção e consumo precisa ser melhor compreendida em termos de pegada
ecológica. O total desconhecimento da relação entre ideologia política e
comportamento do consumidor precisa ser melhorado, assim como nossos valores e elevada
estima pela Mãe Terra.
Além disso,
sabe-se que o discurso da sustentabilidade tem negligenciado seu pilar social,
o espaço mais apropriado para os artistas, a música e as artes. Em síntese,
deve-se enfatizar o pilar social da sustentabilidade e incluir outros pilares
inerentes à cultura, ética e transparência para contemplar e fortalecer cada
vez mais o poder de nossos artistas, música e artes.
Já foi dito
que o campo da música e sustentabilidade é pouco pesquisado, dificultando o
aumento da conscientização e participação da sustentabilidade da música no meio
ambiente. Precisamos de uma discussão crítica sobre o potencial de formação de
competências em sustentabilidade musical, tendo em vista que as diversas
combinações de arte e sustentabilidade são importantes para a produção de
conhecimento, com “a arte conectando conhecimento, moral, beleza e vida
cotidiana, como constitutivas do comportamento sustentável ”.
Estamos
vendo a ameaça das mudanças climáticas destruindo meios de subsistência e
minando o desenvolvimento sustentável com ênfase no pilar econômico,
negligenciando a orientação de nossos cientistas ambientais e o pilar social
responsável por uma transformação de um verdadeiro desenvolvimento sustentável.
Os artistas e a música devem fazer parte dessa transformação, e outras áreas do
conhecimento como o direito ambiental.
Não
precisamos conscientizar nossos artistas, porque eles têm consciência profunda
do que está acontecendo. O que precisamos rapidamente é fortalecer poder deles
de transformação, feito através do trabalho musical.
Nos últimos
meses, a obra do compositor John Luther Adams e seu profundo conhecimento da
relação entre música e natureza enfatizaram o poder dos artistas e da música.
Em sua recente apresentação na Universidade de Harvard, ele pôde mostrar o quão
forte é seu trabalho acadêmico e sua música.
Além disso,
vale a pena mencionar a música da cantora icônica norte-americana, Dolly Parton,
e sua visão sobre o papel dos políticos nessa confusão mundial. A música ’World on Fire', certamente pode nos ajudar a nos conscientizar e
agir por um comportamento melhor e sustentável.
Uma versão
original, em inglês, deste trabalho foi publicada pelo site da Medium.
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