Shein é Soco na Boca no Discurso de Sustentabilidade

Fonte: Agência Saiba Mais                                                                                                  


 A Shein está sendo vista como um soco na boca de governantes mundiais que não estão levando a sério o discurso de sustentabilidade, mantendo o status quo e permitindo que corporações poluidoras mantenham o capitalismo selvagem, como o da China comunista praticado no Brasil.

A analogia do soco na boca vem do professor de Design Estratégico, Raz Godelnik, da Parsons School of Design, The New School, em Nova York, que comentou uma frase do lutador Mike Tyson, que certa vez disse que todos nós temos um plano até que se leve um soco na boca, sendo a Shein um exemplo disto.

Para o professor Godelnik o surgimento da Shein pode até certo ponto ser algo positivo, no sentido de que nossos políticos e empresários encarem o discurso de sustentabilidade. No Brasil, a Shein pode ser vista como este soco na boca, ao afetar o comércio varejista do país.

A classe política, financeira, comercial e agrícola no Brasil e no mundo continua com os mesmos planos de incentivar a ganância, mesmo levando vários socos na boca, a exemplo do inferno em Lahaina, capital do reino havaiano, do fogo em cidades canadenses e das enchentes e calor no Brasil e outros países.

No Brasil a situação é desanimadora. Enquanto no governo anterior, com o apoio de fazendeiros, grileiros, madeireiros e garimpeiros, o fogo nas florestas aumentou em muito as áreas desmatadas, no atual governo a parceria da Shein com empresas poluidoras do país, que afetam as mudanças climáticas, contaminação do solo e rios e saúde do povo é preocupante,

Será que o governo não está preocupado com a população mais jovem ou Geração Z, tão entusiasmada e excita para comprar produtos insustentáveis da moda rápida (fast fashion) da Shein? Qual o discurso de sustentabilidade do governo? É o de colocar a culpa na população mais jovem?

Será que o governo quer fortalecer o paradoxo da Geração Z, deixando que os produtos insustentáveis da Shein ganhem da sustentabilidade? As inovações da Shein estão excitando a população mais jovem comprar produtos insustentáveis e quais são as inovações do governo para se comprar produtos sustentáveis?

Neste caso, é uma hipocrisia culpar a geração z, quando grandes corporações, apoiadas pelos governantes, direcionam uma cultura de consumo onde muitos estão se viciando a comprar produtos insustentáveis.

Com preços baixos, grande seleção de produtos, constantes atualizações e até engraçado com o suporte da mídia tik-tok, a geração z, de classe de renda baixa, está conseguindo encher o guarda-roupa sem quebrar um banco, ou seja, com menos de 100 dólares.   

A geração z tem aspirações de ser mais sustentável, mas o que se observa é que estas aspirações não são tão fortes para vencer hábitos insustentáveis. Por conta disto, uma multidão na California começou fazendo filas as 6:00 horas da manhã, esperando a inauguração de uma loja da Shein de meio dia.

Em texto anterior comentamos que os governantes têm que começar a usar o arcabouço legal existente e  criar novas leis para começar usando a sustentabilidade e enquadrando empresas como a Shein e muitas outras da indústria da moda e de tecidos, grandes poluidoras.

A questão de comportamento do consumidor tem que ser encarada seriamente bem como os modelos mentais existentes. Uma transformação sustentável não vai acontecer sem mudanças de normas sociais e criação de inovações que tornem as pessoas entusiasmadas e excitadas com a sustentabilidade.

Para o professor Godelnick, a Shein foi um grande espelho colocado na nossa frente agora, oferecendo a oportunidade de redesenhar o que precisa ser redesenhado, também agora, e não daqui a 5 ou 10 anos. A decisão tem que ser urgente, pois os velhos planos não funcionam mais e o mundo está em  chamas

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