Os Monstros do Capitalismo Brasileiro – Bolsonaro-Guedes e Centrão

 

Fonte: G1 - Globo                       

Nos quatro anos do governo Bolsonaro, a maioria da sociedade brasileira sentiu e entendeu o que significa o custo da ganância, que resultou na fome, empobrecimento e ausência de políticas públicas e sociais, principalmente durante a Pandemia, que registrou quase 700 mil mortes.

Assim sendo, o governo Bolsonaro-Guedes foi sinônimo de ganância, mas vai além disto por conta das violações agressivas das leis, normas e o Estado de Direito, em busca de poder e dinheiro, dando origem ao terrorismo doméstico, alimentado na frente dos quartéis, com a cumplicidade das autoridades nacionais.  Quando o presidente silencia sobre estas perversidades, está comemorando-as ao vê-las se infiltrando na sociedade como um veneno secreto.

As premissas do capitalismo não se limitam apenas à ganância, mas também segue as normas e os princípios legais, de modo a prevenir a ganância de se exceder, ameaçando o sistema como um todo. Quando não se tem princípios e se torna brutalmente cruel, abandona-se uma das premissas do capitalismo e se parte para a avareza. Os negócios de Bolsonaro e de sua família parecem se incluir bem neste conceito de avareza, através das rachadinhas e a compra de imóveis à vista.

Portanto, o capitalismo adotado por Bolsonaro-Guedes durante quatro anos no Brasil foi de uma brutalidade cruel nunca visto no país. Nos Estados Unidos, Trump, Bankman-Fried e Elon Musk foram vistos como sendo os monstros do capitalismo americano por desejarem um capitalismo sem lei e os apoiadores deste sistema tanto aqui como lá consideram que não deve haver moralidade nos negócios e na economia. Neste tipo de sistema, os ganhadores são os mais cruéis, que permitem desigualdades, fome, corrupção e cinismo, já que princípios devem ser adotados por maricas.

No Brasil, a situação parece ser pior, por se usar o Estado para as práticas da imoralidade no sistema capitalista, com apoio político, a exemplo do orçamento secreto e outras manobras do Centrão. Ao se utilizar o Estado para fortalecer este capitalismo selvagem e o terrorismo doméstico do momento, não se pode descartar o apoio destas forças políticas ao governo Bolsonaro.  Enfim, a responsabilidade política deve ser profundamente apurada.

Além disto, é preciso relacionar o capitalismo cruel de Bolsonaro com as fakes news e teorias de conspiração, bastante difundidas no seu governo. As notícias falsas divulgadas de que a volta do PT ao poder seria a introdução do comunismo no Brasil não prosperam e claramente se percebe que Bolsonaro queria mesmo era justificar seu modelo capitalista cruel e perverso. É possível que ao longo do tempo os bolsonaristas comecem a compreender esta manobra.

Os governos petistas sempre defenderam o sistema capitalista, que resultou em elevadas rentabilidades para o setor privado, principalmente para os grandes bancos. A diferença é que os mecanismos legais deveriam ser respeitados e um mínimo de princípios éticos mantidos. Por fim, a sociedade brasileira sempre defendeu um capitalismo responsável.

Ao tomar posse no início de 2023, o governo Lula governará com quase todas as forças que apoiavam Bolsonaro. O mínimo que se espera é que o modelo capitalista de Bolsonaro seja destruído e um novo modelo capitalista responsável seja introduzido, trazendo políticas públicas e sociais em benefício da sociedade e desenvolvimento do país. Não importa que sejam de esquerda, direita ou Centrão.  O que se espera do PT e das forças políticas que o apoiam é que a sociedade brasileira deseja que os MONSTROS DO CAPITALISMO no Brasil sejam repelidos de uma vez por todas. 

Comentários