Covid-19 e a Transição do Mercado do Agronegócios para Sistemas Alimentares Sustentáveis
Nesta Pandemia devastadora, o governo
brasileiro e a elite empresarial levaram nosso povo a tamanha crueldade
desumana, diferentemente de outros países, priorizando a economia em detrimento da saúde e proteção da vida. Muitos países adotaram medidas de lockdown,
isolando pessoas com o vírus e seus contatos, distanciamento social, trabalho
em casa, dando um sinal claro de que a saúde das pessoas deve ser mais
importante do que a economia, mesmo sabendo que tais experimentos são novos no
mundo e não são ainda propriamente compreendidos. Apesar das orientações da
comunidade científica, de profissionais de saúde e da própria Organização de
Saúde (OMS), o governo brasileiro menosprezou tais medidas, num sinal claro de
que o mais importante é a economia e não a saúde.
No caso da União Europeia, o surto da COVID-19
encorajou seus Estados Membros a revisarem princípios de intervenção,
prioridade das políticas e regras de governança, gerando um amplo debate da
relação entre ciência, política e sociedade. Neste sentido, a COVID-19 surge
num momento em que visões estratégicas eram lançadas pela Comissão Europeia e o
Comitê Europeu Permanente sobre Pesquisa em Agricultura (SCAR1) para se fazer
uso do conhecimento, informação e pesquisa, visando a transição para uma
economia verde e digital. Assim sendo, os Estados Membros da Comunidade
Europeia estão sendo orientados sobre transições dos sistemas alimentares e sua
governança, em busca de espaço operacional justo e seguro, conforme suas publicações
dos últimos dias. O mesmo acontece nos
Estados Unidos, onde tem havido discussões sobre as possíveis transições de seus
sistemas alimentares.
Um dos pontos enfatizados nesta transição trata
de dietas saudáveis e sustentáveis para todos, assegurando disponibilidade,
acessibilidade e custo reduzido, de modo que a produção, processamento,
distribuição e uso não tenham impacto negativo no meio ambiente, contribuindo
para melhorar a entrega dos serviços do ecossistema. Um outro item discutido
nesta transição é a ênfase na diversidade como componente chave de sistemas
estáveis. Isto significa reverter a atual tendencia da progressiva perda de
biodiversidade, introduzindo diversidade no campo da agricultura, cadeias de
suprimentos regionais, além dos sistemas sociais e econômicos como fatores de
robustez e resiliência nas relações sociais e econômicas. Ações desta natureza
no Brasil vão eliminar a destruição ambiental e priorizar os produtores rurais
locais submetidos aos interesses das grandes corporações.
Pelo que se observa o nosso modelo de mercado do agronegócio está na contramão de se criar sistemas alimentares sustentáveis e
a COVID-19 deixou isto muito claro. É lamentável que governos anteriores tenham
investido tanto do dinheiro público em cadeias de suprimentos internacionais e
em modelos de negócios que visavam a acumulação de capital e não o
fortalecimento de nossos sistemas alimentares. A criação de uma das maiores indústrias
de carnes do mundo e a concentração de frigoríficos no Brasil fortaleceram no
país o poder de megacorporações, lobbies e grupos de pressão no governo, com
práticas tecnológicas e gerenciais na venda de insumos químicos (pesticidas e
fertilizantes), máquinas e equipamentos, controlando a compra e distribuição de
mercadorias e arruinando os produtores rurais.
Uma das perversidades destas corporações é
padronizar e afetar as dietas tanto dos mais jovens como das gerações mais
idosas, além do poder de decidir o que deve ser produzido. Enquanto as agroindústrias
buscam alta produtividade e os supermercados operam extensivas redes de
entregas, a maioria da população é dependente de um pequeno número de cadeias
de suprimentos, com um limitado menu de refeições rápidas (fast-food)
oferecidas nos restaurantes. A venda maciça de opções prontas e convenientes é
alcançada às custas dos valores nutricionais dos alimentos, sem contribuição
para a economia local. Assim sendo, a influência de interesses corporativos é
significante entre as populações urbanas e nas periferias das grandes cidades,
onde existe uma tendencia de se comprar alimentos açucarados ou consumir
refeições fritadas em micro-ondas. Conforme mostra a figura acima, dificilmente alcaçaremos imunidade nesta pandemia com estes alimentos da vida moderna.
Pesquisas recentes da Comissão Europeia estão
mostrando as respostas das cidades e governos locais às emergências da
COVID-19, as quais refletem até certo ponto o nível organizacional dos serviços
sociais e das redes comerciais. Enquanto muitas cidades da Europa foram
relativamente eficientes na provisão e oferta de alimentos, com apoio
reconhecido de organizações voluntárias da sociedade civil, em apoiar os mais
pobres, a situação é mais do que preocupante em países como o Brasil, onde o
planejamento e organização na provisão de alimentos tem sido delegada as forças
do mercado. Assim sendo, a experiencia da Pandemia mostrou o quanto as redes de
apoio local, as intervenções públicas e organizações voluntárias foram
eficientes, ao contrário da organização “just in time” dos supermercados,
quando dependentes das cadeias de suprimentos de longa distância. Numa
sociedade “Justa” o acesso aos alimentos saudáveis deve ser tratado como um
direito humano universal e não como algo que depende do poder de compra.
Por fim, a emergência da COVID-19 na Europa
está mostrando que a atenção à qualidade dos alimentos (segurança e
propriedades nutricionais) aumentou durante o lockdown e que os produtores
locais aumentaram suas vendas para os usuários finais. Estes modelos de
negócios devem ser encorajados através de medidas políticas apropriadas, a fim
de alcançarem status dominante. Isto representa uma possível reconfiguração dos
sistemas alimentares e uma governança que evita replicar modelos do passado.
Espera-se que haja uma reflexão sobre nosso insustentável modelo de agronegócios,
diante da exaustão do agro-liberalismo brasileiro, apesar de sua hegemonia. Um
sistema alimentar mais regional deve ser priorizado e integrado no planejamento
local das relações cidades-rural, priorizando os produtores rurais e
assegurando valores agregados nas cadeias de produção, além de inspirar
confiança aos consumidores.
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