Cientistas, Eleitores e Nova Visão Educacional No Mundo em Chamas

 

Fonte: Senado Federal                                                                                                                                  

Muitos cientistas e alguns artistas estão preocupados com o mundo em chamas. Já mencionamos artistas dos Estados Unidos e do Brasil e como eles tentaram interpretar a natureza, os animais e a injustiça social. No entanto, para enfrentar um mundo em chamas, precisamos de uma nova visão da educação e de uma transformação profunda e rápida do nosso sistema educativo, que possa influenciar os eleitores.

Recentemente, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, o sistema educacional foi afetado por visões de extrema direita rumo ao obscurantismo. Apesar das mudanças nos governos de ambos os países, o poder legislativo prevalece, reforçando a crise climática e evitando mudanças profundas no sistema educativo.

Infelizmente, os eleitores em muitas sociedades deram prioridade às ideias conservadoras e de direita que reforçam as estruturas de poder e as narrativas contra as práticas democráticas. Foi mencionado que “a crise climática exige uma ação radical e urgente em todos os níveis das sociedades”, mas as ideias conservadoras não estão posicionando de forma ideal as nossas universidades para liderar esta ação e não conseguem fazê-lo.

Nosso modelo tradicional de educação baseado na transmissão de informações e habilidades técnicas não atende às ameaças existenciais que enfrentamos atualmente. Precisamos de um modelo que “abranja uma nova visão que inclua não apenas a aquisição de conhecimento, mas também empatia, pensamento crítico, criatividade e um profundo sentido de responsabilidade” para defender o nosso planeta, os direitos humanos e a justiça social.

Em suma, a nossa vida acadêmica moderna e as suas práticas científicas não estão  conseguindo proporcionar melhores condições às suas comunidades e responder à crise climática, em parte devido a uma perda de liberdade acadêmica, “impedida pela corporatização e pela burocracia” que exige um apelo à ação da comunidade científica global.

Apesar da recente mudança de governo no Brasil, os eleitores elegeram os legisladores mais conservadores no Congresso Nacional, reforçando as visões e narrativas da direita do chamado bolsonarismo, responsável por um golpe de estado em 8 de janeiro de 2023, mais perigoso do que a insurreição pró-Trump em 6 de janeiro, em Washington.

Em 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o palácio presidencial, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal na capital, Brasília, exigindo um golpe para restabelecê-lo no poder. Os seus apoiantes de extrema direita recusaram-se a aceitar a sua derrota eleitoral.

Mas um segundo golpe foi bem planejado por legisladores de direita e ruralistas no Congresso Nacional em 09 de setembro de 2023, mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal concluiu que o marco temporal é inconstitucional para a demarcação de terras indígenas. Esta foi uma importante vitória do Supremo Tribunal Federal (STF) na luta pelos direitos dos Povos Indígenas no Brasil.

Apesar do histórico de grilagem de terras no Brasil e da votação final do Supremo Tribunal Federal sobre a inconstitucionalidade do golpe do marco temporal, o Senado brasileiro avançou na violação dos direitos indígenas e aprovou o chamado Projeto de Lei do Genocídio, que reformula a tradição da ocupação da terra, os direitos originários e o uso de territórios pelos Povos Indígenas.

Em muitos outros países, especialmente no mundo desenvolvido, a elite política é capturada pelas grandes corporações e contra as necessidades da população. Enquanto na COP28 a comunidade científica foi negligenciada pelas corporações, o Congresso Nacional Brasileiro, de direita, foi contra a população e os povos indígenas para atender aos interesses das grandes corporações.

Nos últimos dias observou-se que políticos europeus hipócritas enfraquecem as políticas climáticas em meio a protestos de agricultores de Paris a Berlim, após semanas de manifestações com tratores que varreram algumas cidades da Europa Ocidental, aplaudidas por políticos de extrema direita.

Estes protestos são o último episódio de uma crescente reação política que está  afetando o acordo europeu ou New Deal. As eleições europeias se aproximam e a extrema direita está em ascensão em vários Estados-membros. Menciona-se que nestes protestos se espalha uma espécie de populismo agrário em muitos países e ideologias de grupos extremistas de direita, enfatizando o negacionismo e teorias da conspiração.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, parece estar preocupado com o seu futuro político, a força da extrema direita e os protestos dos agricultores o levaram a ser contra o acordo do Mercosul. Parece que o melhor a se fazer agora é deixar os setores do agro e agrário fora do acordo, devido às suas ideologias e ideias retrógradas.

Finalmente, neste mundo em chamas, não se deve relegar políticas ambientais de abordagens científicas e adotar ideias retrógradas baseadas em negacionismo, fantasias e teorias da conspiração. Neste momento, uma nova visão educacional é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável.

Comentários