Desilusão, Descrença e Ódio - Democracia em Declínio

 

Fonte: Senado Federal                    

A falta de responsabilidade de líderes políticos no Brasil e no mundo tem levado a um aumento da corrupção e desigualdades sociais de forma rápida e demasiada, resultando na desilusão e descrença das instituições públicas, abrindo espaços para a expansão de movimentos nazifascistas, a exemplo do Brasil.

Com a Pandemia, tudo se tornou mais evidente diante do empobrecimento da sociedade e lucratividade das grandes corporações. As medidas sanitárias durante dois anos e a intensificação da desinformação e fake News foram as fábricas de produção do ódio.

No caso do Brasil, a situação foi mais sofrida do que em vários outros países, considerando a perda de quase 700 mil compatriotas. A negligência na compra de vacinas se deu justamente para intensificar o ódio e a violência no país. No momento estamos assistindo a uma disputa eleitoral acirrada, com todos os candidatos pedindo votos e a participação dos eleitores no ato de votar.

É uma situação até certo ponto constrangedora, quando nos é passado a mensagem de que a democracia neste país se limita ao ato de votar. Democracia é participar das decisões do país e não apenas eleger representantes que vão cuidar de seus orçamentos secretos, em benefício pessoal. É justamente pela falta de participação da sociedade que a nossa democracia está em declínio, com lideranças políticas piorando a situação cada vez mais.

Vale lembrar que, em 2016, Donald Trump disse que só aceitaria o resultado das eleições contra Hilary Clinton, se ele ganhasse.  Em 2020, depois da vitória do Presidente Biden, as mentiras sobre as eleições tornaram-se a mensagem política dominante de Trump.  Este tipo de ameaças de não aceitar o resultado das eleições ainda continuam nos Estados Unidos por membros do Partido Republicano e, hoje no Brasil, pode ser vista como a maior ameaça à democracia, depois da redemocratização.

Portanto, o maior agravante de nossa democracia é termos um presidente que já disse também que só aceita o resultado das eleições se for vitorioso, quando um dos princípios básicos da democracia é aceitar os resultados das eleições – derrota ou vitória. Não aceitar a derrota é apelar para o golpe autoritário.

Esta e outras ameaças ao país e à sociedade foram registradas, principalmente durante o auge da Covid-19, com todo o apoio da maioria da elite política e elite financeira do país, todos interessados na acumulação de riquezas, num período de empobrecimento crescente de milhões de brasileiros.

A maioria dos eleitores brasileiros não quer ver se repetir aqui no Brasil, no dia 02 de outubro de 2022, o que aconteceu no dia 06 de janeiro de 2021, nos Estados Unidos, com o violento ataque ao Congresso, quando Donald Trump se negou a aceitar a vitória do Presidente Biden. Mesmo assim esta possibilidade existe no Brasil e foi construída com o apoio das elites, razão pela qual todos nós devemos exercer nosso direito de votar, mostrando nossa indignação por atos autoritários.

A segunda ameaça a nossa democracia é a estrutura de um governo totalmente desconectado com a opinião pública no estabelecimento de políticas governamentais. O país está numa crise terrível em termos de custo de vida e desigualdades sociais. A conta de energia, por exemplo, sacrifica o orçamento das famílias, enquanto as corporações de energia acumulam bilhões em lucros. Os salários são congelados e corroídos pela inflação, enquanto os bilionários estão cada vez mais ricos.

É lamentável que diante destas desigualdades, a promoção de mentiras, falsidades e teorias da conspiração tenham se tornado parte da mensagem governamental, apoiada pelas elites dominantes, que pode causar uma crise constitucional, em que o vitorioso da eleição não possa assumir. Esta combinação pode levar a frágil democracia brasileira a sofrer um golpe brutal.  

Ao ver os mais pobres traídos, enquanto os ricos e poderosos fogem com tudo o que querem, é inadmissível que alguém se considere ter o poder e direito de representar uma nação como chefe de Estado de forma autoritária. Os defensores do fascismo sabem que intensificando o ódio e a violência, muitos serão levados a desilusão e descrença.

Comentários