Marketing Sustentável e Inovação na Agroindústria
Fonte: Portal Gov.br
Susanna Gouveia Rodrigues**
O marketing nunca foi tão importante na expansão
de práticas sustentáveis, tanto na agroindústria como na agricultura, não só
nos países desenvolvidos, mas principalmente nos países em desenvolvimento como
o Brasil.
A Europa tem uma longa história do uso de
marketing nestas áreas, principalmente na sua agricultura sustentável,
considerando o consumerismo verde e tradições do regionalismo culinário. Vale
mencionar que estamos falando de um marketing sustentável e não do marketing
tradicional, cujo propósito é completamente diferente por visar a maximização
de lucros.
Se a agricultura é mais do que produzir
commodities agrícolas para o mercado global, a agroindústria tem que avançar
ainda mais e considerar que produz mercadorias públicas não alimentares importantes
para a comunidade – paisagem, preservação de tradições, associação com a sua
região e seu povo. Alimento e terra estão intimamente relacionados com a
satisfação pessoal, tradições culturais e a qualidade de vida. Assim sendo, a
integração da cultura, sabor, lugar, solo e clima complementam a qualidade do
alimento.
Pouco é conhecido sobre o potencial do
marketing regional no mundo, apesar do aumento da demanda no mercado por
qualidades associadas com o regional nos países europeus, Canadá e Estados Unidos.
Está mais do que claro que este apoio filosófico para uma agroindústria
sustentável deve se alinhar com os sinais do mercado, ajudando o setor realizar
mudanças.
Além disto, a próxima geração de empreendedores
do setor deve ser versátil tanto em marketing sustentável como na produção.
Vale lembrar o que foi dito por um agricultor canadense: “Tornamo-nos
especialistas na produção e péssimos no marketing. Aprendendo esta lição,
estamos tentando vender nossos produtos no mercado de forma inteligente, dando
ao consumidor o que ele deseja”.
Neste sentido, torna-se necessário medir as
iniciativas de marketing, quando se tenta produzir de forma correta e
sustentável. Sustentabilidade, como conceito holístico, englobando um meio
ambiente saudável, equidade social e lucros econômicos, nem sempre é atendida
por qualquer ação ou iniciativa de marketing sustentável.
No caso do Brasil, é difícil falar numa
agricultura sustentável, considerando as questões históricas e os
acontecimentos dos últimos anos relacionados com o desmatamento da Amazônia e o
aumento de agrotóxicos no país. Contudo, no campo da agroindústria é possível
desenvolver algumas atividades para fortalecer o marketing sustentável dentro
das empresas, visando inovações que levem a sustentabilidade.
O propósito aqui é explorar o marketing
sustentável e incorporar motivações, orientações e impactos da inovação de
alimentos, criando estratégias efetivas de marketing e planos de apoio a
sustentabilidade da agroindústria. Isto numa visão de longo prazo, que inclua
múltiplas escalas (local, nacional e global), visando diferentes possibilidades
para o futuro dos alimentos.
O que se pretende é criar e promover o futuro
dos alimentos desejados pelas organizações, comunidade e o mundo. Temos que
identificar os objetivos dos consumidores e suas necessidades e desenvolver um
autêntico posicionamento, distribuição, promoção e comunicações para os
sistemas da uma agroindústria sustentável.
Torna-se necessário investigar como as práticas
sustentáveis interagem e coevoluem com as iniciativas de marketing sustentável,
visando ligar as inovações institucionais na agroindústria com os mercados.
Precisa-se acompanhar como as empresas estão se movimentando em direção às
práticas sustentáveis, através de uma mobilização coletiva de seus
participantes, tecnologias, recursos e construção de sua capacidade.
Assim sendo, é necessário a adoção de enfoques
que criem ligações com os mercados, padrões internacionais, técnicas ou modelos
de marketing sustentável e educação nutricional, considerando que tanto a
comunidade como a dinâmica internacional influenciam inovações institucionais
em países em desenvolvimento.
Está havendo um crescente consenso público de
que a agroindústria deva se desenvolver dentro de um modelo de intensificação
sustentável, com o propósito de atender o grande desafio dos “alimentos seguros
para todos”, requerendo inovações do atual sistema agroindustrial.
Tradicionalmente o setor focou no desenvolvimento, adoção e difusão de
tecnologias voltadas para aumentar produtividade, enfatizando pesquisa e
desenvolvimento, dando pouca atenção a outros componentes além da tecnologia.
Portanto, o conhecimento e as práticas de
inovação, incluindo a inovação social, nos leva a uma visão mais ampla dos
sistemas agroalimentares, com a capacidade de unir outros atores destes
sistemas, visando inovações além das tecnologias, tornando-se organizados para
o acesso de novas oportunidades de mercados e poder de negociação nestes
mercados.
Em resumo, as inovações para uma agroindústria
sustentável são necessárias tanto do ponto de vista tecnológico quanto
institucional, envolvendo práticas de sustentabilidade, incluindo o marketing
sustentável.
*Jose Rodrigues Filho é professor na Universidade
Federal da Paraíba. Foi pesquisador nas Universidade de Johns Hopkins e Harvard.
**Susanna Gouveia Rodrigues é estudante de Ciências
Biológicas na Universidade de Guelph, Canadá.
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